Orgulhosamente Português

Orgulhosamente Português

Manuel Gustavo Bordalo Pinheiro soube unir tradição e modernidade numa cerâmica original, embaixadora da inconografia portugesa.

Manuel Gustavo Bordalo Pinheiro, foi o precursor do design de cerâmica decorativa em Portugal. Já o pai, o conhecido mestre ceramista e caricaturista Rafael Bordalo Pinheiro, importava novas tendências que vira nas suas viagens por França e Inglaterra. Seguindo o seu Pai, faz o mesmo e trás para Portugal um estilo jamais visto por cá: a Arte Nova, de que é principal representante em termos nacionais.

O artista influenciou, deste modo, a produção de cerâmica das Caldas da Rainha, notando-se a sua mão em diversos modelos sobretudo a série de pratos de grande efeito decorativo com galos, papagaios e andorinhas, relevadas em linhas sinuosas.

De facto, Manuel Gustavo Bordalo Pinheiro era um dos mais importantes colaboradores de seu pai, extraordinário criador de cerâmica na transição do século XIX para o século XX. Peças que ficaram famosas graças ao seu génio artístico e à talentosa equipa que coordenava na Fábrica das Caldas da Rainha, fundada em 1884. Só após a morte de seu pai, em 1905, o herdeiro toma a direção artística da antiga fábrica e de outra que fundou. Ali desenvolveu um trabalho notável, gerindo-a sabiamente, já que conciliou continuidade e inovação. Adaptou a produção ao seu tempo e a uma época marcada por teorias e práticas que anunciavam e representavam a modernidade. Há quem diga que a sua obra supera a do pai em termos de perfeccionismo técnico.

Manuel Gustavo partilhou com muitos artistas, seus contemporâneos, a teoria da unidade na Arte e a renovação artística que marcaram, na passagem do século XIX para o século XX com a Europa recentemente industrializada. Empenhou-se em requalificar a indústria e o ensino da cerâmica artística em Portugal. Apaixonado pelo seu País e pelo povo, Manuel Gustavo trabalhou na perspectiva do desenvolvimento e modernização da sua comunidade, para as quais deu importante contributo.

As formas lineares e curvas, típicas de uma assumida modernidade que se alia à tradição são resultado da inspiração em modelos clássicos do passado. As decorações são de um modo geral discretas, limitando-se a pequenos frisos repetitivos em relevo ou pintadas em aguadas, como as bilhas com frisos de patos, hippocampus e as jarras de formas oblongas com vidrados mate acompanhados por pequenos apontamentos relevados de rãs.

A exposição itinerante “A Vida e Obra de Manuel Gustavo Bordalo Pinheiro (1867-1920): obra cerâmica e gráfica”, organizada pelo Museu Bordalo Pinheiro, deu a conhecer ao visitante cerca de uma centena de peças, espalhadas em torno de vários núcleos temáticos, sob forma de painéis expositivos ilustrados que revelam aspectos inéditos sobre a vida e obra deste Grande Artista, desde a constituição ao funcionamento da Fábrica, após a morte de seu pai.

A mostra, além de revelar a obra do filho do Mestre da Cerâmica Portuguesa, Rafael Bordalo Pinheiro, inclui as várias etapas do processo cerâmico encarado numa perspectiva técnica e artística. Os organizadores conceberam vitrinas que poderam ser tocadas e usufruídas plenamente por um público mais alargado, nomeadamente o invisual.

Esta foi uma exposição única, resultado de um intenso levantamento da obra deste ceramista, em coleções institucionais e particulares, rigorosamente fundamentado por estudos arquivísticos e documentais.

Para além da obra artística, essa apresentação recordou a personalidade, assim como, o percurso do ceramista e industrial “A vida e Obra de Manuel Gustavo Bordalo Pinheiro”, dando a conhecer, de forma interativa, a produção da Fábrica das Faianças Bordalo Pinheiro no período entre 1908 e 1920, uma fase pouco conhecida antes da intensa pesquisa.

Acompanhou e complementou essa exposição, um catálogo onde vários historiadores e especialistas falaram sobre este vulto, pouco conhecido da cultura portuguesa, num total de 140 páginas profusamente ilustradas.

Texto: Marta Gonzalez
Fotografia: Museu Bordalo Pinheiro

Leave a Reply

Your email address will not be published.