Para o final da temporada deste ano, O Centro Cultural de Belém agendou dois concertos distintos: “Danças Sinfónicas de West Side Story”, para o mês de Novembro e “A Dinastia de Bach” em Dezembro de 2025.
Danças Sinfónicas de West Side Story:
Em 1957, estreou-se na Broadway o musical “West Side Story” que foi muito popularizado no cinema e consagrado, na forma de suite orquestral, nas salas de concerto de todo o mundo.
O enredo original foi inspirado na tragédia de Shakespeare da famosa obra “Romeu e Julieta”. Atualizado para o século XX, desenrola-se em torno do drama amoroso de dois jovens pertencentes a gangs rivais de Manhattan.
Além das convenções teatrais, as melodias que acompanharam todo esse elenco são conhecidas “Maria”, “América” e “I Feel Pretty” de Leonard Bernstein. Este compositor contemporâneo conseguiu uma sofisticada mistura de ritmos latinos com influências do Jazz e da tradição sinfónica, aproximando as culturas populares e eruditas na senda de George Gershwin (1898-197) que, em 1935, foi apresentada na Suíte da ópera “Porgy and Bess” de Catfish Row, onde inclui a célebre canção “Summertime”.
Ainda, neste programa, destaca-se o concerto de Artie Shaw, um dos maiores clarinetistas da era swing, assim como, vai ser a estreia da Obra de Pedro Moreira (1969), também para clarinete e orquestra.
Neste concerto vamos ter na direção musical Christian Vásquez e no clarinete Nuno Silva que serão acompanhados pela Orquestra Sinfónica Metropolitana.
Dinastia de Bach:
Em dezembro, pela primeira vez, o celebrado violinista e maestro francês Julien Chauvin junta-se à energia incandescente da Orquestra de Câmara Portuguesa, para comemorar a grande música de Telemann, Vivaldi e da família Bach.
Este concerto irá proporcionar uma noite inesquecível de grande intensidade, cheia de imaginação com a direção musical do maestro Julien Chauvin (reconhecido pelo seu virtuosismo, assim como, espontaneidade) e da jovem violinista premiada Maria Reis Sá acompanhados pela Orquestra de Câmara Portuguesa para uma rendição luminosa do concerto duplo de Bach.
No seu programa estão indicados a Sinfonia em Sol menor (RV156) de António Vivaldi, Sinfonia em Ré menor de Johann Christoph Friedrich Bach, Sinfonia em Dó Maior (Wq 182/3) de Carl Philipp Emanuel Bach, Concerto para dois violinos em Ré menor (BWV 1043) e Suíte de Dom Quixote de George Philipp Telemann.

Leave a Reply