O Arquipélago dos Açores é, estranhamente, desconhecido para milhares de portugueses. Mas, para quem decide visitar uma ou várias das nove ilhas que o compõem apaixona-se pelas paisagens inigualáveis.
A Terceira, localizada no Grupo Central, é um bom exemplo do belo que se pode encontrar. A sua localização geográfica, a par da origem vulcânica, foram elementos determinantes para esta singularidade. Além desta paisagem bucólica e luxuriante, o centro histórico de Angra do Heroísmo (Património Mundial desde 1983), a Praia da Vitória e os numerosos Impérios que se erguem por toda a Ilha completam o círculo de uma viagem de sonho aqui tão perto. Quem percorre a Terceira cedo se apercebe da enorme profusão de Impérios. As construções coloridas erigidas como capelas em honra do Espírito Santo. Os topos das fachadas ornamentados com uma pomba branca ou uma coroa. No interior possuem altares onde são colocadas coroas sobre as salvas.
Todas as localidades têm grande orgulho no seu Império. Antes das Festas do Espírito Santo, as construções são pintadas e as ruas engalanadas. É certo que estas construções existem em todo o Arquipélago, mas é na Terceira que existem em maior número, tornando-a praticamente na Ilha do Império.
TESOURO:
A Cidade de Angra do Heroísmo é um tesouro bem guardado no Atlântico, tendo muitos edifícios para visitar. Desde a Sé Catedral, passando pelas Igrejas de Nossa Senhora da Conceição, São Gonçalo e Misericórdia, o Museu de Angra (no antigo Convento de São Francisco), entre muitos outros.
Quem se desloca a Angra tem de ir ao Monte Brasil (reserva florestal). A vista sobre a cidade é simplesmente deslumbrantre, a par da vegetação que lhe confere um verde singular. Aqui também se pode conhecer a Fortaleza de São João Baptista, onde esteve preso D. Afonso IV.
Depois, à saída de Angra do Heroísmo e em direcção à Praia da Vitória, podemos contemplar o Ilhéu das Cabras.
MÁGICO
No interior da Ilha existe o Algar do Carvão, uma impressionante chaminé vulcânica antiga, cujo seu interior é revestido por formações de sílica, como estalactites e estalagmites, o que leva a ser um fenómeno raro nos vulcões oceânicos. Este vulcão tem um habitat natural de flora e fauna protegidos, porque alberga comunidades biológicas com espécies endémicas.
Com uma profundidade aproximadamente 90 metros, no fundo do Algar, avistamos uma lagoa subterrânea com águas cristalinas pluviais, reflectindo toda a luz que entra pela abertura. A combinação da vegetação com as estalactites e estalagmites faz um efeito de ambiente mágico. Próximo do Algar do Carvão, também podemos ver as Furnas de enxofre com várias fumarolas.
CURIOSIDADES
A Ilha subsiste essencialmente pela agro-pecuária. Há muito gado bovino e muita vinha. Angra é a mais antiga cidade açoriana (1534). Tanto Angra do Heroísmo como Praia da Vitória tiveram papéis importantes aquando da resistência contra o domínio Filipino. Neste tempo a primeira foi mesmo capital, assim como, sede do Governo entre 1580 e 1583. Mais tarde, tornou-se muito importante no movimento liberal, do séc. XIX. Tanto Heroísmo como Vitória foram nomes dados na altura do liberalismo. Em 1830, Angra voltou a ser capital do reino.
Vitorino Nemésio é um dos filhos mais ilustres da Terceira. Nasceu na Praia da Vitória. Porém, não foi apenas o autor de “Mau Tempo no Canal” que viveu na Ilha, também Almeida Garrett, que nasceu no Porto, ali cresceu. O pai era descendente de açorianos e na altura das invasões francesas, Garrett (ainda criança) foi acolhido pelos tios.
FESTAS
Festas do Espírito Santo – Fazem parte de um culto ligado à Rainha Santa Isabel e o milagre das rosas. Estas populares celebrações religiosas são de origem medieval e ocorrem anualmente. Nestas festividades estão marcadas a coroação de um “Imperador”, a veneração das insígnias do Divino, as procissões do “Bodo” com a distribuição de pão e da carne pela população, assim como, o surgimento dos “Impérios”, que são pequenas capelas coloridas. Realizam-se entre o domingo de Pentecostes e o final do Verão.
Festas Sanjoaninas – As suas atividades são culturais e desportivas com dez dias de festa em honra de S. João (desde sexta-feira antes do dia de S. João até ao domingo seguinte). Este evento tornou-se o mais importante do arquipélago dos Açores. As marchas populares são o ponto alto destas Festas.
Tourada à corda – Dois grupos de “pastores” (homens que seguram a corda que está atada ao pescoço do touro) vão passando pelas ruas, com os populares a investir (alguns estão munidos com um guarda-chuva ou com um casaco). Também há Tourada na Praia, que é muito animada. Estas festas vão de maio a outubro e têm lugar em toda a ilha.
Festas da Vitória – Anualmente a Praia da Vitória celebra estas festas no mês de agosto. Começa com um desfile que marca o início oficial desta celebração local, na qual há variadíssimas atividades.
Festas da Vinha e do Vinho – No primeiro fim-de-semana de setembro, na freguesia dos Biscoitos, celebram a viticultura e o vinho típico da região. Esta celebração recria a vindima com a apanha da uva, a pisa, a bênção e prova do mosto, seguidas de um jantar com comida tradicional e animação. Torna-se um pequeno festival do vinho Verdelho, que promove e oferece degustações. Contudo, constitui um produto emblemático e único, porque é cultivado em solos vulcânicos e cresce entre as paredes de lava. Esta bebida está classificada como vinho fresco, salino e mineral.
GASTRONOMIA
A Alcatra à moda da Ilha Terceira é um prato com raízes que remontam ao século XV, inspirado na chanfana das Beiras. Esta receita foi adaptada às condições locais e tornou-se um símbolo da identidade cultural terceirense.
Sopa do Espírito Santo ou Sopa do Império – Esta sopa está associada a uma tradição secular do culto da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Com um simbolismo no que se refere ao espírito de partilha comunitária enraizado em todo o arquipélago, tendo como lema: “todos são iguais e têm o direito de se sentar à mesa”. Esta sopa é confeccionada com carnes e legumes das regiões, sendo servida com pão.
LAZER:
Além dos locais anteriormente citados, o visitante poderá ainda conhecer os Miradouros da Serra do Cume e da Serra de Santa Bárbara, as Piscinas Naturais de Biscoitos, o Jardim Duque da Terceira, a Lagoa das Patas, etc.

Leave a Reply